terça-feira, 4 de setembro de 2007

 

A Guerra de Tróia - Como tudo começou


Este combate entre o Oriente e o Ocidente (admite-se, em geral, que ocorreu por volta de 1200 a.C.) tinha, realmente, como finalidade o domínio do Helesponto. Mas , para a imaginação das multidões, as causas económicas e políticas são demasiado abstractas e prosaicas.


Elas vibram mais com uma questão sentimental e imaginaram, portanto, um outro motivo para a guerra: o rapto da bela Helena, motivo mítico retomado de uma narrativa popular.
Dos cânticos sobre a Guerra de Tróia e os seus heróis nasceram os dois grandes poemas de Homero: a Ilíada, que se refere à própria guerra, e a Odisseia, que descreve as deambulações do herói Ulisses depois de findos os combates.



A história da Guerra de Tróia, começa pelo relato do pomo da discórdia: Éris, a deusa da discórdia, tentou semear a cizânia entre três deusas: Hera, a esposa de Zeus, Palas Ateneia, a deusa protectora das artes e da ciência, e Afrodite, a deusa do amor.



Quando, um dia, Éris foi a única a não poder assistir a uma festa para a qual tinham sido convidados todos os deuses e deusas, vingou-se atirando para o meio dos convivas uma maça de oiro com as palavras: "Para a mais bela!". E o ambiente da festa ficou totalmente alterado.



Finalmente, Zeus, o pai dos deuses, conseguiu trazer um pouco à razão as três divindades que entre si disputavam o prémio, as quais concordaram em entregar a decisão ao príncipe Páris, também célebre pela sua beleza.


persian.gif
                                                     cat128.gif Colocado por delta -- terça-feira, setembro 04, 2007