segunda-feira, 5 de novembro de 2007

 

A Chegada dos Gregos a Tróia

Quando os gregos chegaram ao país dos Troianos, puxaram os seus barcos para a praia e protegeram-nos com uma muralha. Depois começaram o cerco à cidade. O combate foi duro e incerta a sorte das armas; os anos passavam, sem que se chegasse a qualquer decisão.

O mais forte dos guerreiros troianos era Heitor, irmão de Páris; o maior herói dos Gregos era Aquiles. Bastava que um ou outro aparecesse para pôr os inimigos em fuga.
Mas no decurso do décimo ano da guerra a fortuna começou a abandonar os Gregos. A partilha do saque tinha oposto Aquiles a Agamémnon.

É com esta querela que se inicia a Íliada. As investidas que os dois heróis trocam entre si não deixam de ter o seu sabor e a sua eloquência. No discurso que segue, Aquiles dá largas ao seu furor:

"Odre de vinho, cara de cão, coração de lebre, em tua pusilanimidade jamais te atreveste a pegar em armas e a pôr pé em combate de homens, nem ousaste combinar ciladas com os príncipes acaios. Em tais aventuras ficavas tolhido de medo como se viras em face o espavento da morte.
Sem dúvida, é mais cómodo divagar pelo meio do grande exército acaio e rapinar o quinhão de alguém que se te opõe.
Se ousas devorar o teu povo, ó rei, é tão somente porque governas vilíssima gente. Se tu não fosses, ó Atreída, uma tal ignomínia, o ultraje que me fizeste seria a tua última insolência."


Colérico e amargurado, Aquiles fez um juramento de consequências assaz pesadas: nunca mais desembainharia a espada contra os Troianos. Retirou-se para a sua tenda e Pátrocles, seu amigo e irmão de armas, era o único cuja presença suportava.





persian.gif
                                                     cat128.gif Colocado por delta -- segunda-feira, novembro 05, 2007