segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

 

Páris à frente do exército

Os gregos sabiam que Aquiles era insubstituível: estavam portanto desesperados. Cansados desta guerra interminável, queriam regressar aos seus lares. Numerosos guerreiros se precipitaram para os barcos a fim de os porem a flutuar.

Mas o hábil Ulisses, rei de Ítaca, dirigiu-se-lhes e procurou impedir uma retirada tão pouco gloriosa. Suplicou-lhes que não abandonassem tudo num momento de desespero, como se fossem crianças caprichosas, mas que se aguentassem com firmeza.

As suas palavras encontraram eco. A nostalgia dos gregos transformou-se em desejo de combate e, com gritos ameaçadores, de novo se precipitaram sobre os troianos.



Páris e HelenaQuando estes viram aproximar-se o inimigo, saíram da cidade para enfrentar os Gregos em campo aberto. Páris marchava à frente do exército.

Quando Menelau avistou o sedutor da sua esposa e o viu "marchar em grandes passadas, arrogante como um pavão", precipitou-se sobre ele, ardendo em cólera. E assim acabou rapidamente a coragem do formoso príncipe.

Quando o divino Alexandros o viu à frente do exército, sentiu que lhe faltava um pouco o coração amigo, e tremeu, como se atrás de si corresse a negra Kér. Quem, surpreendido num desfileiro por uma serpente, não dá um salto para trás, de pernas tremelicantes e a cara enfiada?

Da mesma sorte, o divino Alexandros, com medo do filho de Atheus, tornou a enfileirar com os ardidos troianos. E Heitor, testemunha do feito, o increpou com palavras amargas:
"Ai Páris, Páris mal parado, homem especiossíssimo, doido por mulheres e sempre volvendo para elas cúpidos olhos! Quanto eu desejaria que não tivesses nascido ou pelo menos nunca chegasses a noivar! Quanto melhor te fora isto que ser objecto de mofa, por todos olhado com desprezo!

Se eles, os hirsutos Acaios, não hão-de estar a rebentar de riso, pois diziam que, a julgar pela figura, nós tinhamos um campeão excelente! Mas eis que o nosso herói nos sai um pusilânime, um efeminado!"
persian.gif
                                                     cat128.gif Colocado por delta -- segunda-feira, janeiro 21, 2008