quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

 

Duelos

Após as injúrias proferidas por Heitor a coragem de Páris renovou-se, desafiando Menelau para um duelo cujo prémio seria Helena. Em seguida os gregos regressariam ao seu país. Os gregos e os Troianos abateram então as armas e seguiram o combate como espectadores pacíficos.

Páris e afroditeMas Páris não teve muita necessidade de pôr a sua coragem à prova. Quando as coisas pareciam evoluir desvantajosamente para ele, a sua protectora, Afrodite, interveio para o salvar. Envolveu-o numa espessa núvem e trouxe-o para a "câmara perfumada" do palácio de Tróia.
Nem por isso deixou de se querer fazer passar por herói aos olhos de sua esposa, batendo as suas armas com energia, armas com as quais nunca tinha alcançado qualquer vitória. Ela não deixou, porém, que lhe deitassem poeira aos olhos e queixou-se a seu cinhado, o intrépido Heitor:
"Agora, que os deuses nos enviaram esta infelicidade, nem ao menos tenho um marido valente, sensível às censuras e às afrontas dos homens."
Que abismo separava Páris e Helena dos dois esposos-modelos, Heitor e Andrómaco! Não se encontra na literatura mundial uma imagem mais perfeita de amor conjugal. Heitor é a figura mais atrente de toda a Íliada. O poeta põe muita simpatia no retrato de Heitor, filho, pai e marido.
Após o duelo entre Páris e Menelau, os Gregos julgaram que o seu campeão tinha ganho, mas os Troianos não estavam de acordo. E o combate recomeçou. Decidiu-se um novo duelo, desta vez entre Heitor e Ájax, o melhor combatente grego, depois de Aquiles.

"Como leões furiosos, Ájax e Heitor lançaram-se um sobre o outro e de ambos os lados choveram golpes de espada" até que a escuridão põe fim ao combate.
No dia seguinte, no seu carro de guerra, à frente dos seus homens, Heitor atacou os Gregos. Depressa se travou um corpo a corpo junto dos barcos. Ficaram feridos alguns dos heróis gregos. A única esperança era Aquiles.
persian.gif
                                                     cat128.gif Colocado por delta -- quinta-feira, fevereiro 21, 2008