sexta-feira, 21 de março de 2008

 

A Morte de Heitor (O Fim da Ilíada)

O velho Príamo, rei de Tróia, viu, com pavor, Aquiles vestido com a sua brilhante armadura, aproximar-se de seu filho. Quando o herói grego se encontrava muito perto do seu inimigo, o próprio Heitor teve medo e se pôs em fuga. Aquiles deu três voltas às muralhas da cidade, em sua perseguição. Finalmente, Heitor parou e fez-lhe frente. O duelo começou.
Os dois heróis lançaram um sobre o outro o seu dardo, mas sem se atingirem mutuamente.







Com a coragem do desespero, Heitor tirou então a sua espada e precipitou-se sobre o seu inimigo. Mas Aquiles lançou um outro dardo e desta vez com tanta força que Heitor foi trespassado por ele.

Aquiles tirou a armadura ao cadáver e vingou o seu amigo morto arrastando o corpo de Heitor atrás do seu carro. Levou-o assim até à sua tenda, onde o abandonou, sem sepultura, aos cães e às aves de rapina.






Em seguida organizou uma brilhante festa à memória do seu amigo Pátroclo:
"Muitos bois, muito gordos, mugiam e escabujavam com o ferro no pescoço; muitos carneiros balantes e cabras berrantes, muitos cavalos bem cevados, fora da boca os dentes brancos, estavam a assar sobre as brasas, entre labaredas de Hefaistos. Por toda a parte, em volta do cadáver, como despejado a potes, corria o sangue".
Em seguida acendeu-se uma enorme fogueira, onde foi queimado o morto, com os seus cavalos e os seus cães preferidos e, sobre as suas cinzas foi levantada uma campa.


Finalmente, os deuses tiveram piedade de Heitor e da sua família. O próprio Zeus chamou Tétis: esta deveria persuadir seu filho Aquiles a entregar o corpo de Heitor a seu desolado pai. Quando o troiano entrou na tenda de Aquiles, o herói deixou-se enternecer pelos queixumes do velho. Chorou mesmo e declarou que lhe entregaria o corpo de Heitor.
Tróia encheu-se de lamentações quando os restos mortais do herói foram trazidos para a cidade, onde foi incinerado com grande pompa.








Assim termina a Ilíada.
persian.gif
                                                     cat128.gif Colocado por delta -- sexta-feira, março 21, 2008